Como ninguém sabe, engatinho na área de comunicação. Tenho uma editora e edito alguns jornais além de fazer assessoria na área.
A decisão de fazer este espaço e me tornar um blogueiro tem elementos de ordem pessoal, óbvio, mas um outro foi essencial para que eu me dispusesse a ficar algumas horas do dia de frente ao computador: a luta pela democratização dos meios de comunicação e a garantia real pelo direito de expressão.
O Governo Lula, através do seu então ministro Franklin Martins, levantou a bola desse assunto, mas parece que quem tá fazendo gol são as grandes corporações de midia que todos nós conhecemos bem.
Essas corporações, lideradas pelas Organizações Globo, não querem nem ouvir falar em democratização e muito menos controle social das comunicações, pelo simples motivo de que serão obrigadas a prestar contas do que fazem. A campanha presidencial do ano passado chegou ao limite do esgarçamento entre interesse público e privado.
Esse blog que lês tem um banner lateral do Instituto Barão de Itararé, que é uma (senão a maior) referência de discussão sobre o assunto. Por ora, deixo vocês com um video do Observatório da Imprensa com a entrevista de um gringo norte-americano falando da necessidade de uma regulação externa da imprensa. Vide o caso Murdoch na Inglaterra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário